quinta-feira, julho 13, 2006

o faz tudo e os resultados do Português



No tempo de escola primária do Faz Tudo, nos exames de 4ª classe e sequentes provas de admissão aos liceus, dar três erros de ortografia, significava: "CHUMBO"!

Contava como um erro a falta de acentuação em três palavras!

E ainda havia a "menina de 5 olhos"!

Não é preciso dizer muito mais para se perceber que havia um cuidado extremo por parte dos professores, autênticos missionários, respeitados e até temidos que foram a as peças basilares para que "todos" nós escrevamos, de uma maneira geral, sem erros de ortografia.

O Faz Tudo fica completamente fora de si quando vê faltas para as quais não encontra explicação! (há poucos dias, em rodapé na RTP 1, em pleno noticiário nobre, anunciava-se uma qualquer moção de SENSURA!).

Este ano a percentagem de "gatos" na prova de Português do 9º ano, foi só de 46%!

Será que os neurónios e rodeantes células gliais se foram alterando ao longo destas últimas gerações e... logo para pior?

Ou será que o missionarismo professoral se passou para o laxante "quero lá saber"!

Entende o Faz Tudo que o insucesso a Português se deve essencialmente à falta de profissionalismo do novo professorado que cheio de medo de levar uma coça de algum aluno ou pai, vai deixando andar, aproveitando para meter umas baixas ou reclamar incapacidade para dar aulas!

Mas numa altura em que inventaram que para seguir em frente nos estudos, a nota é um composto de parcelas em que os exames de Português (e Matemática) têm um valor percentual ridículo, qual o aluno que se dará ao trabalho de as estudar, se independentemente das notas conseguidas.... vão em frente?

Isto está tudo mal!

E mais dia, menos dia, o Português, não haverá quem o escreva em condições!

1 comentário:

Maria Papoila disse...

Acho que é suficiente dizer que conheço muitos licenciados (incluindo em áreas ligadas à linguística) que não distinguem o "há" do "à"...

Free counter and web stats