terça-feira, março 14, 2006

o faz tudo e o ranking das universidades



Não é que tenha ficado de boca aberta de admiração, mas de facto o Faz Tudo ficou perplexo com o ranking das 20 melhores universidades do mundo!

Assim, nestas primeiras 20, estão 17 (dezassete) sediadas nos EUA, 2 (duas) no Reino Unido e 1 (uma) no Japão.

A "velha" Europa cheia de pergaminhos, com história milenar, com a constituição das primeiras universidades, pujantes, cheias de saber, deixou-se inexoravelmente ultrapassar pelos States!

Vá lá que ainda consegue ter no Reino Unido duas (Cambridge e Oxford) que não deixam os créditos por mãos alheias.

E que dizer da Coreia do Sul que nos anos 60 tinha um produto interno bruto igual ao do asiático Afeganistão e hoje, além de ser um País rico, tem 97% da população jovem com o secundário concluído?

Milagres não são os homens a fazê-los, mas podem dar um empurrão para a ajuda!

Continua a não se apostar na educação, ciência, literacia, investigação, cultura, essas sim, pedras base para o desenvolvimento de toda a ordem (incluindo a económica em que todos estão muito interessados!).

O Faz Tudo tem ouvido neste último ano muita promessa, muito projecto, mas na prática, sem querer ser desmancha prazeres, não tem visto nada de palpável.

Tirando umas franjas de excepcionais talentos, ligados à investigação científica, que aposta que 99% do povo português desconhece, a mediocridade impera!

Vejam-se os resultados!

Licenciados aos molhos!
Sem terem onde trabalhar ou onde continuar a actividade académica/cientifica!
Cursos superiores cada vez mais sem qualquer tipo de saída profissional!

Falta orientação estratégica para aquilo que se pretenda que o País seja daqui a determinado tempo (20 anos?)... e encaminhar as nossas cabecinhas que agora entram para a primária, para os futuros desígnios de que o nosso "jardim" vai ter de enfrentar.

De há um ano para cá:

de boas intenções continua o Inferno cheio, também!

1 comentário:

graziela disse...

vim trazer-te um grande abraço, amigo.
graziela

Free counter and web stats