terça-feira, maio 10, 2005

O Faz Tudo e a solidão

O Faz Tudo vai dando conta que pouco se vai falando hoje em stress.

Aquela vida de correria, atrás do autocarro, os atropelos para entrar no metro, para cumprir um qualquer horário, vai tendo cada vez menos adeptos!

Apesar de tudo ainda se vão vendo uns quantos condutores, quando parados num semáforo vermelho, a tamborilar os dedos no volante duma maneira, que indiscutivelmente, é sinónimo de nervoso miudinho!

O Faz Tudo vai simultaneamente notando que cada vez mais há gente a falar sozinha, a gesticular para um invisível acompanhante, ou simplesmente resmungando por qualquer percalço acabado de acontecer!

Sente, isso sim, cada vez mais solidão nos passantes, quantas das vezes mal disfarçada!

Gente que almoça só, sem companhia, com pressa, não por pressa, mas porque não gosta de estar só!

Gente que chega ao escritório e resmunga com os colegas, se enfadonha com a repetição das tarefas, se enfatua quando o chefe (também ele só), apronta uma qualquer reprimenda ou decreta uma qualquer estupidez!

Pessoas que, com a passagem dos anos, vão perdendo os sonhos que tiveram e que o tempo restante as impede (ou quase) de concretizar!

E não está a falar das gentes mais idosas!

Começa a notar isso numa camada de jovens adultos, que tendo terminado os seus estudos ou ingressados no mundo do trabalho, se vêem confrontados com a realidade dura de uma vida, cada vez com menos objectivos que não seja o de angariar fundos para o sustento da casa e/ou da família!

É assim que está a vida neste mundo ocidental!
Precisamos todos, que urgentemente apareçam uns gurus capazes de alterar as mentalidades, ensinar-nos a viver a vida, que já de si, se bem explorada, é ou pode ser, tão rica!

Não é por acaso que vão aparecendo cada vez mais locais para a prática de Yoga, ou outra qualquer filosofia oriental, para relaxe dos corpos e mentes!

O Faz Tudo ainda consegue ser daqueles a quem a solidão não atacou a fundo! Mas quando puder vai para uma dessas academias!








4 comentários:

graziela disse...

tenho a impressão que o faz tudo, nunca sentirá a solidão.
tem a sua mente bem cheia de coisas bonitas que o acompanharão sempre.
"je ne suis jamais seul avec ma solitude" canta o poeta e muito bem.
um abraço
graziela

Carlos de Matos disse...

enquanto houver Grazielas e tantos mais...
je ne serai jamais seul!

Bonjour, pas tristesse, mais l'allégresse...

Xi

Anónimo disse...

Faz tudo!!!!! A solidão é do caraças e esta vida obriga-nos a ficar só, falar sozinho, colocar a rádio aos "altos berros" nas "viagens" para o trabalho para aproveitar para cantar, distrair um pouco(momento precioso)e não perder a cabeça com a falta de civismo dos outros. Em casa falamos para o espaço, espelho e esquecemos dos amigos, pois já nem temos tempo nem disposição a "altas horas" para pensar que existem ou para falar. Por sorte, eles lá estão para as horas difíceis, quando existe tempo para as horas difíceis. Que venha o yoga! Temos tempo?
xb

Carlos de Matos disse...

há sempre tempo para tudo!

basta querer!

Xi

Free counter and web stats