sexta-feira, maio 13, 2005

O Faz Tudo e o orvalho


(Orvalho - foto de Jannadir Lima)
Uma das coisas de que o Faz Tudo teve ou tem mais saudades, quando andou ou anda na Lua, é destas gotinhas de água, visíveis logo pela manhã cedinho, em dias lindos de frio e luz!
Verdadeiras pérolas!
Encontrava-as quando em miúdo, com a sacola às costas, ia para a escola, naquela vetusta e tão bonita terra, berço de Teixeira de Pascoais! ou lá mais para cima, para detrás dos montes, onde quantas vezes o tapete se tornava branco, duma alvura só possível por falta de poluição!
Depois passou uns anos largos na "Lua" a ver passar os cometas, a quem o cão ladrava!
Veio a reencontrar aquelas mesmas, numa altura em que farto de estar a luar (verbo transitivo), na capital, foi por dois anos para a zona do Vale do Sousa!
Percorreu nessa altura tudo quanto era caminho, serra, lagoa ou rio, lá dessas bandas!
Descrever o que viu é-lhe totalmente impossível, pois dotes para tanto não tem e máquina de tirar fotos, nessa curva da vida, também não tinha!
Mas está tudo gravado na sua memória RAM, com a nitidez duma primeira vez!
Chega a ter medo de lá voltar e ver tanta da paisagem destruida com as maisons , os rios (onde navegava com a sua canoa!) vermelhos da sujeira das fábricas texteis e criação de porcos, as matas ardidas e...as gotas evaporadas!
Mas vai!
E vai matar saudades!
Se tudo correr de feição, no fim-de-semana de 21 e aproveitando uma boda casamenteira, vai tentar rever (pouco, por falta de tempo!) alguns dos nortenhos sítios e fazer comparações.
Depois fará relato das diferenças encontradas!
O Faz Tudo reclama:
Que sempre que possam, passeiem por esse Norte, que apesar de ostracisado, ainda quer continuar a ser lindo!
E merece-o!

1 comentário:

Carlos de Matos disse...

Para o António Stein:

transmissão de pensamento?


Xi

Free counter and web stats