segunda-feira, março 28, 2005

O Faz Tudo e os órgãos de igreja


O Faz Tudo tinha um Tio, homem de letras e, professor de línguas e muito dedicado a tudo o que fosse cultura e natureza.
Dava passeios montanheses, fazia grandes caminhadas pelas serras ou junto de ribeiros e não raro era ver o seu VW carregado de pedras, com que os seus filhotes (seus primos, é claro!) o ornamentavam!
Um dia um renomado tocador de órgão estrangeiro, veio a terras lusas e o seu Tio lá conseguiu autorização para que fosse experimentar o órgão duma igreja, datado do século XVIII e que coitado estava em muito mau estado.
Aqui entra a pequenada ( o Faz Tudo e seus primos) para dar ao fole que era pedestre .
Com uma afinação super duvidosa, o instrumentista tirou uns acordes e no meio de uns sons de quando em vez arrepiantes, tocou Bach!
Apesar do ouvido duro do Faz Tudo, como foi bom ouvir aqueles sopros de centenas de tubos, enquanto com algumas gotas de suor na testa, ia dando ao pedal!
Infelizmente não é vulgar assistir a concertos de órgão de igreja, mas é uma benção, quando isso acontece!
Qualquer semelhança com uns aparelhos que se metem debaixo do braço é pura ficção científica!
Este post deve-se ao facto de ter lido no DN de hoje, que o órgão da Sé Catedral de Faro está em vias de recuperação total!
Parabéns!
Era capaz de ir ao Algarve só para ouvir um concerto, tenha é antes notícia disso e não a posteriori como é normal acontecer!
IPPAR salve os órgãos deste País, espalhados por quase todas as igrejas, de Trás-os-Montes, ao Algarve!

Sem comentários:

Free counter and web stats