domingo, março 20, 2005

O Faz Tudo e o Hospital de Stª. Maria

O Faz Tudo é daqueles sortudos que tem problemas no colon descendente. Azar dele! Aqui há uns anos por via duma dôr de barriga, a que não estava a ligar grande importância e pela mão amiga de um gastro (o seu muito querido Zé D.), da sua criacção, entendido no assunto e dum amor pelos doentes, acima de qualquer espectativa, foi parar ao Hospital de Stª. Maria. Quase só o tempo de tirar a roupinha que trazia no lombo e ala que se faz tarde para a operação!
Acordado da mesma, ainda assarampatado das anestesias, percebeu que algo de anormal teria acontecido! dado os tubos que saiam por tudo quanto é sítio!
"Você esteve mesmo mal!" informou-o o cirurgião (Manuel R.) na sua simpática bonacheirice, mas tranquilizando-o!
Algumas horas decorridas, já mais "acordado", deu com ele numa enfermaria de 4 camas, mas onde se encontravam 9!
O aspecto era surrealista! canos rotos, torneira que não vedava, tecto a descamar aos bocados, qual veraneante com a pele a cair da insolação, umas simpáticas baratas que diligentemente se passeavam por umas coisas a que pomposamente chamavam de mesas de cabeceira!
E tudo isto que representava a hotelaria, estava na razão inversa da delicadeza, simpatia, ajuda e conforto dos pacientes, por parte do pessoal de enfermagem, médicos e ajudantes.
Por mais duas vezes voltou a ser internado, destas só para tratamento, mas sempre perto dos 15 dias.
O Faz Tudo já era conhecido!
As condições hoteleiras melhoraram e o pessoal de enfermagem, médicos e ajudantes, mantinham as qualidades já atrás descritas. Agradeceu-lhes por escrito (entregue em mão à Srª Enfermeira-Chefe do serviço). Obrigado!
Por 2 ou 3 três vezes fez TAC e aqui sim, nunca lhe foi possível falar directamente com os técnicos que lhe fizeram os exames, porque para azar seu ia sempre em alturas, em que os mesmos não estavam. Ainda hoje se culpabiliza da sua falta!
Foi tão grande o carinho, misto com profissionalismo, com que foi tratado no serviço de imagiologia deste Hospital, que agora, por esta forma bloguistica, não poderia deixar de o manifestar. Na pessoa da Direcção deste serviço, bem como dos técnicos ou médicos do mesmo (com especial referência ao A. e à C.), aqui expressa as suas mais profundas e sinceras homenagens, com os votos de que assim continue a ser. Obrigado!
Se mais alguma vez tiver que voltar ao HSM, por causas idênticas, que seja para os serviços, por onde já passou e que conhece de gingeira!
Socrates, 1º Ministro: faz com que unidades destas não percam qualidades e está-te nas tintas para o vil metal que terás de gastar! Os Portugueses merecem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro Faz Tudo: também eu gozei já as «delícias» da hospitalidade do HSM. Não tenho qualquer desejo particular de lá regressar, mas se o meu colon descendente, também particularmente frágil, me obrigar, uma vez mais, a assistência especializada, não troco o HSM por qualquer clínica particular. Como um dia escreveu o prof. Marçal Grilo, «Portugal é um pouco como o Hospital de Santa Maria: convivem centros de excelência sem paralelo no País, dotados de equipamento de primeira linha e de profissionais altamente qualificados e dedicados, com situações típicas do Terceiro Mundo. Ora, Marçal Grilo já escreveu isto há meia dúzia de anos e a verdade é que o HSM continua a melhorar...
Cuidado com o «descendente»...

Free counter and web stats